B3 lança índice inédito de Crédito de Descarbonização (CBIO)
B3 lança índice inédito de Crédito de Descarbonização (CBIO)
Lançamento será o primeiro por meio da página Índices on Demand
Como parte das inovações em índices, a B3 disponibiliza mais um índice de ativos registrados em ambiente de Balcão. Trata-se do ICBIO B3, que consolida dados de desempenho do Crédito de Descarbonização (CBIO).
A metodologia do Índice CBIO considera o preço médio das negociações, retirando outliers da amostra e aplicando alguns filtros que promovem visualização ampla do mercado de CBIO. A atualização ocorrerá uma vez ao dia.
Trata-se do primeiro índice disponibilizado para o mercado por meio da plataforma Índices on Demand, uma solução ágil criada pela B3. O objetivo é aumentar o portfólio da B3 e originar produtos financeiros para a diversificação da carteira do investidor em diferentes segmentos, como ETFs e derivativos.
Sobre o Crédito de Carbono (CBIO) - A Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio) foi instituída pela Lei 13.576/2017 para viabilizar que o Brasil cumpra os compromissos assumidos no Acordo de Paris. Neste acordo, ficou definido como meta para o Brasil aumentar em 18% a participação de bioenergia em sua matriz energética até 2030.
A partir dessa necessidade, a CBIO cumpre um papel importante. Na prática funciona da seguinte forma: cada CBIO representa uma tonelada de CO2 evitado. Logo, a emissão é feita por produtores de combustíveis renováveis, como etanol (a principal fonte), biodiesel e biometano e o público-alvo desses títulos são justamente empresas distribuidoras de combustíveis fósseis poluentes, como forma de compensar a carbonização.
Para ler e entender mais sobre o assunto - e o papel da B3 nisso tudo - clique aqui.
Para qualquer dúvida sobre o Índice CBIO B3, entrar em contato com o e-mail: [email protected]
Notícias relacionadas
Listado
16/09/2024
B3
06/12/2024
B3
10/10/2024
Commodities
25/09/2024
Listado e Balcão
25/06/2024