Nome do material
Data
Tipo do material
Idioma
Formato
Tamanho
Facilitando, assim, a adoção de estratégias de hedge, arbitragem, direcionais (short selling, por exemplo) e alavancadas.
Menor custo para você entrar e sair de uma posição no livro de ofertas de compra e venda no mercado futuro.
Menor custo para você entrar e sair de uma posição no livro de ofertas de compra e venda no mercado futuro.
A variação mínima de preço pode fazer toda a diferença para a estratégia que você irá adotar na hora de divulgar sua intenção de compra e venda de ativos.
Um Tick Size alto pode impedir a livre formação de preço, aumentar o custo dos spreads e reduzir a precisão de estratégias. Valores baixos, por sua vez, podem levar à perda da atratividade do produto para os provedores de liquidez e seus clientes, além de dificultarem a definição do nível de preço ideal para os contratos futuros lastreados na média diária dos Depósitos Interfinanceiros (DI).
A fase 1 do projeto de melhorias no DI1 foi implementada em novembro de 2020. Com ela, a primeira faixa saiu de 0,001 pontos de taxa para 0,002 para os vencimentos em até três meses. Também estendemos a faixa seguinte (0,005 pontos) para contratos com vencimento em até 36 meses. Os diversos estudos que realizamos para avaliar o impacto das mudanças mostraram que elas contribuíram para a atração de novos players e melhor formação de preço do produto no mercado.
Os bons resultados obtidos na primeira fase nos levaram a aperfeiçoar esse modelo. A partir da nova entrega, feita ao mercado no 4º trimestre de 2021, o Tick Size do produto será o seguinte:
0,002 ponto de taxa para os contratos com prazo de vencimento de até 3 meses.
0,005 ponto de taxa para os contratos com prazo de vencimento de 4 a 60 meses.
0,01 ponto de taxa para os contratos com prazo de vencimento acima de 60 meses.
O DI1 tem como ativo subjacente a taxa média diária da taxa de depósito interbancário (DI), calculada e divulgada pela B3. A dinâmica do produto é a mesma do contrato swap: uma das partes negocia a taxa DI acumulada em um período específico, e sua contraparte negocia a uma taxa prefixada.
O DI1 é uma ferramenta de gestão de risco de taxa de juros. Um de seus atrativos é que, por conta de seus mecanismos de mitigação de riscos dos contratos futuros, ele requer um menor aporte de margem de garantias em comparação com derivativos de balcão com contraparte central.
06/12/2021
Disponível para o mercado
Alterações de catálogo
N/A
Principais sistemas impactados
-
Principais funções impactadas
-
Roteiro de certificação
N/A
Qual a versão do Sinacor?
Sem Impacto