Agora é oficial: Contrato Futuro de Conilon estreia na B3
Agora é oficial: Contrato Futuro de Conilon estreia na B3
Contrato permite a gestão de risco da oscilação do preço do café e terá possibilidade de entrega física
Para atender a demanda de produtores, cooperativas, comercializadoras e indústrias do mercado de café por um instrumento de proteção contra riscos de volatilidade, a B3 lançou o contrato Futuro de Conilon/Robusta, que começou a ser negociado na bolsa na última segunda-feira (23).
O contrato futuro tem a possibilidade de entrega física, com lotes depositados em armazéns credenciados pela B3. O produto será negociado cru, em grãos, em contratos que equivalem a 100 sacas de 60kg e com vencimento nos meses de janeiro, março, maio, julho, setembro e novembro.
Diferentemente do café arábica, o contrato do café conilon/robusta terá cotação em reais e não em dólar a fim de fortalecer o mercado nacional e facilitar as negociações para os produtores, que estão mais familiarizados com transações na moeda nacional.
O Brasil é um dos maiores produtores do mundo de café conilon/robusta, sendo que o Espírito Santo é responsável por aproximadamente 70% da produção nacional. Outros estados que também se destacam na produção da variedade são Rondônia e Bahia.
Além do contrato futuro de café conilon/robusta, a B3 conta com outros seis contratos de commodities: café arábica, milho, soja CME, soja FOB Santos, boi gordo e etanol hidratado.
Especificações técnicas do contrato:
Objeto de Negociação: Café cru, em grão, de produção brasileira, coffea canephora, tipo 7/8 (7-35) ou melhor, para entrega no município de Vitória (ES)
Código de negociação: CNL
Cotação: Reais (R$) - por saca de 60kg
Tamanho do contrato: 100 sacas de 60kg, ou 6 toneladas métricas
Meses de vencimento: janeiro, março, maio, julho, setembro e novembro
Notícias relacionadas
Listado
16/09/2024
B3
10/10/2024
Listado e Balcão
25/06/2024
Listado
26/06/2024
Tecnologia e operações e B3
21/06/2024