Eliminação do operacional
Eliminação da necessidade de depositar garantias e solicitar a descobertura do contrato.
Eliminação da necessidade de depositar garantias e solicitar a descobertura do contrato.
A solução viabiliza o aumento do volume doador, dado que, as corretoras não terão que depositar garantias para realizar contratações na conta de intermediação.
Corretoras que já depositam garantias na conta de intermediação podem ter liberação de colaterais disponíveis para retirada.
Mais detalhes sobre a solução
O projeto propõe permitir a doação da carteira 22 na conta de intermediação.
Assim, não haverá necessidade de avaliação de risco e os ativos serão destinados à doação diretamente da carteira 22, sempre que essa for a escolha da corretora.
Os contratos tomados na conta de intermediação serão sempre, por padrão, direcionados para a carteira de cobertura de empréstimo (22), uma vez que a conta de intermediação tem como objetivo conectar dois perfis diferentes de clientes (Pessoa Física e Institucional). Caso a corretora deseje retirar os ativos da finalidade de cobertura, será necessário efetuar um processo de descobertura do contrato que passará pelos critérios de avaliação da Clearing, seguindo as mesmas regras já existentes.
No encerramento do contrato, os ativos serão devolvidos à carteira livre 21 independentemente da carteira selecionada como tomadora e poderá ocorrer a compensação das operações.
17/04/2024
Início da certificação
12/07/2024
Disponível para o mercado
Alterações de catálogo
Sem alterações de catálogo
Principais sistemas impactados
Nenhum sistema impactado.
Principais funções impactadas
Nenhuma função impactada
Roteiro de certificação
Sem impacto
Qual a versão do Sinacor?
Sem Impacto