Icone de atendimento em libras

Iniciativas relacionadas

23/06/2020

Parceria para fortalecer o agronegócio

A B3 e o CME Group firmam acordo para lançar contrato de Futuro de Soja com referência no Brasil

A potência do agronegócio brasileiro se revela na posição ocupada pelo Brasil no ranking da produção mundial de grãos e oleaginosas. O país tornou-se, nos últimos anos, o maior exportador mundial de soja.

Colocando-nos como parceiros desse desenvolvimento, fechamos um acordo com a bolsa de Chicago (EUA) para lançarmos, conjuntamente, uma nova ferramenta de gestão de riscos para as empresas que atuam nesse segmento no país e no mercado internacional: o contrato de Futuro de Soja com referência no Brasil.

O objetivo do novo contrato, que deve ser criado ainda neste terceiro quadrimestre de 2020, é atender à demanda por instrumentos de proteção (hedge), criando uma referência relacionada aos preços de exportação da soja brasileira (porto de Santos). Ele irá beneficiar, mais diretamente, empresas agrícolas que atuam nesse setor na América do Sul.

Cooperação técnica

A novidade é parte do acordo de cooperação mantido desde 2007 pela B3 e pelo CME Group e que prevê o desenvolvimento de serviços de tecnologia e contratos futuros de soja negociados nas duas bolsas, conectando os participantes globais desse mercado ao setor agrícola brasileiro.

Isso é importante porque tanto o mercado brasileiro quanto o americano têm sua própria dinâmica de produção e exportação, o que faz com que os players busquem maneiras de gerenciar sua exposição a riscos em ambas as regiões.

Além da Bolsa de Chicago, o CME Group é o controlador de outras três importantes bolsas: New York Mercantile Exchange (NYMEX), a Chicago Board of Trade (CBOT) e Commodities Exchange (COMEX).

Saiba mais

O lançamento do novo contrato de Futuro de Soja Brasil será feito após aprovações dos órgãos reguladores e será oportunamente anunciado. Em caso de dúvidas, fale com seu RM.

Notícias relacionadas