Ganhos operacionais
Como o cálculo do resultado do derivativo é feito de forma automática, não será necessário o lançamento manual do Preço Unitário (PU) periódico.
Como o cálculo do resultado do derivativo é feito de forma automática, não será necessário o lançamento manual do Preço Unitário (PU) periódico.
No registro, será possível informar o strike, barreiras e limitadores em percentual, fazer a seleção da opção Quanto e informar o fixing no formato de data (ao invés de deslocamento).
A melhoria permite, em alguns casos, o alinhamento de aspectos tributários, já que o registro pode ser feito como Opção Flexível em vez de replicar o resultado via Swap (alíquota única versus alíquotas regressivas).
Saiba mais
A partir da implantação da Fase III das Opções Flexíveis sem CCP com payoff calculado, estará disponível o registro com ativos subjacentes da classe de Ações Internacionais e Índices Internacionais. Com isso, os registros atualmente feitos via Swap VCP para replicar o payoff de Opções podem passar a ser realizados diretamente no novo módulo, utilizando o instrumento financeiro Opções Flexíveis sem CCP.
Entre as evoluções do produto e suas funcionalidades estão:
A possibilidade de informar no registro do contrato: o strike, o limitador e as barreiras em porcentagem da cotação de uma data de referência; a opção Quanto e a data da cotação de referência, a ser utilizada no cálculo do resultado financeiro do contrato.
Geração automática do Código IF (Instrumento Financeiro) do contrato, tornando desnecessária a criação do código pela instituição.
A disponibilização do menu de Manutenção de Operações Pendentes, possibilitando à contraparte apenas “Confirmar” o registro sem a necessidade de realizar um segundo lançamento.
Informação do fixing do contrato no formato de uma data (DD/MM/AAAA) e não mais o deslocamento (D-X), evitando problemas relacionados a calendários.
O módulo atual de Opções continuará funcionando normalmente para as curvas calculadas, até que seja informada a sua descontinuidade. Importante: não faremos nenhum tratamento automático dos contratos em estoque no módulo atual para a sua transição para o novo módulo de Opções.
As Opções Flexíveis são negociadas em ambiente de balcão organizado, com regras e funcionalidades não padronizadas, ficando a critério das partes a definição da operação. Por não se tratar de contratos padronizados, essas opções permitem a negociação de diversos parâmetros do contrato.
Os contratos de swap são negociados em ambiente de balcão organizado. Essas operações envolvem a troca de fluxo de caixa, tendo como base a comparação da rentabilidade entre dois indexadores. Dessa forma, a instituição assume as duas posições – comprada em um indexador e vendida em outro.
A fase I do projeto disponibilizou a inclusão da classe de ativos VCP para Opções com valor calculado pelas partes, ou seja, nas operações cujo cálculo de ajuste não é feito automaticamente. Também foi realizada a padronização de regras do registro para as diferentes classes de ativos.
Nesta nova fase, com a habilitação do registro com curvas calculadas, simplificamos a operação, deixando de ser necessário replicar o resultado financeiro de determinadas estratégias via Swap VCP.
A fim de atender ao mercado, a entrega das curvas calculadas foi antecipada em relação às Opções via Estratégia, que continuam priorizadas no roadmap do produto.
06/06/2022
Disponível para o mercado
12/06/2023
Barreiras na classe calculada de Ações e Índices Internacionais
Alterações de catálogo
Sem alterações de catálogo
Principais sistemas impactados
NoMe
Principais funções impactadas
Nenhuma função impactada
Roteiro de certificação
Em definição
Qual a versão do Sinacor?
Em Definição