Novo modelo de apreçamento do Contrato Futuro de DI - VWAP
Novo modelo de apreçamento do Contrato Futuro de DI - VWAP
Metodologia reduz distorção na curva de juros
A partir de segunda-feira (dia 12) os contratos futuros de DI negociados na B3 passam a contar com uma nova forma de cálculo para o preço de ajuste.
O novo modelo, utilizará a metodologia conhecida como VWAP (Volume Weighted Average Price), que se trata da média ponderada por volume dos preços dos negócios realizados entre 16h10 e 16h20. Com a implementação do modelo, não haverá mais o leilão eletrônico de fechamento, antes realizado às 16h10, o que otimizará o dia a dia dos profissionais operadores de mesa.
“A mudança atende a um pedido do mercado, que entende que há mais alinhamento de preços ao longo da curva de juros quando se considera a média de negociação de todos os vencimentos ao mesmo tempo”, afirma Luís Kondic, diretor de Produtos Listados e Dados da B3.
Além de eliminar essas distorções de preço na curva de juros, o VWAP reduz a necessidade do uso de modelos teóricos para o apreçamento (fallbacks), possibilita maior tempo de mercado contínuo, maior eficiência para mercados relacionados (ex: NTN-B) e a possibilidade de arbitragem entre vencimentos.
Entenda o VWAP - O Volume-Weighted Average Price (VWAP), ou Preço Médio Ponderado por Volume, é usado para balancear a média de preços de um período pelo volume de negociação. O algoritmo evita que, mesmo em cenários de alta volatilidade, haja distorções de preços.
Na página destinada a essa entrega, em nosso Roadmap, você encontra apresentações, vídeos e materiais complementares com todos os detalhes dessa implementação.
Notícias relacionadas
Listado
16/09/2024
B3
06/12/2024
B3
10/10/2024
Commodities
25/09/2024
Listado e Balcão
25/06/2024