Icone de atendimento em libras

Iniciativas relacionadas

28/04/2021

Nova nomenclatura dos segmentos B3

Passamos a adotar, a partir de agora, Listado, Balcão e Infraestrutura de Financiamento em nossos sistemas e comunicações

A B3 carrega um legado histórico que remonta à fundação da Bolsa Livre, em 1890, e passa por outras instituições de referência na estruturação e desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro. Essa trajetória se consolidou, a partir de 2017, em uma das principais infraestruturas do mercado financeiro do mundo.

Desde então, temos evoluído na consolidação de nossa marca rumo a um mercado cada vez mais sólido e confiável para os nossos clientes e para os investidores. Como parte desse movimento, alteramos, a partir de agora, a forma como nos referimos aos nossos segmentos de negócios.

Temos, dentro de casa, três grandes segmentos estruturados – Listado, Balcão e Infraestrutura para Financiamento. Essa é a nomenclatura que passamos a adotar em nossos sistemas, aplicações e na comunicação com os clientes.

Em linhas gerais, quando nos referimos a Listado, estamos falando do ambiente de bolsa. Deixamos de usar, nesse contexto, BM&FBovespa, Bovespa e BMF. Os principais serviços relacionados envolvem a negociação, compensação, liquidação, gerenciamento de riscos, depositária, empréstimo de ações e instrumentos de renda variável e FICCs (Fixed Income, Currency and Commodities), ou seja, renda fixa (juros), moedas e mercadorias.

Quando nos referimos a Balcão, trata-se das atividades de negociação, registradora, depositária, compensação e liquidação de títulos privados. Deixamos de usar, nesse caso, o nome Cetip UTVM.

Já o segmento de Infraestrutura para Financiamento abarca os serviços de registro e controle de gravames, transmissão e disponibilização de informações para registro, antes conhecido como Cetip UFIN.

Veja mais detalhes no Q&A a seguir.

Como fica a nova nomenclatura de segmentos B3?

INFRAESTRUTURA PARA FINANCIAMENTO

De: Segmento Cetip UFIN

Para: Infraestrutura para financiamento

De: Participantes do Mercado Segmento Cetip UFIN

Para: Participantes de Infraestrutura para financiamento B3

BALCÃO

De: Segmento Cetip UTVM

Para: Balcão B3

De: Participantes dos Mercados da B3 – Segmento Cetip UTVM

Para: Participantes do Balcão B3

LISTADO

De: Segmento BM&FBovespa (ou segmento Bovespa ou segmento BM&F)

Para: Listado B3

De: Participantes dos Mercados da B3 – Segmento BM&FBovespa

Para: Participantes do Listado B3

Estão previstos desdobramentos relacionados à mudança de nomenclatura?

Não. Essa é a etapa final de alterações voltadas à consolidação da marca B3. Unificamos a forma como nos organizamos e nos comunicamos para trazer ainda mais solidez e confiança para o mercado.

O escopo da alteração tem como objeto a BM&FBOVESPA, BM&F e BOVESPA como contraparte central (CCP) ou depositária (CSD)?

A alteração considera todos os pontos de contato da B3 na perspectiva de comunicação com o mercado.

Haverá alteração em sistemas ou na sua nomenclatura?

Neste momento, estamos focando na mudança do nome do segmento de negócio. Contudo, entendemos que haverá ajuste em sistemas. As mudanças serão definidas e conduzidas em conjunto com o mercado, no momento apropriado.

Há alguma mudança no nome da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão?

Não. A mudança diz respeito à forma como nos organizamos e nos comunicamos com as instituições que participam do mercado. A modificação é uma forma de reforçar ainda mais que a B3 está alinhada com as mudanças nos normativos e a nomenclatura das infraestruturas administradas pela B3.

Saiba mais

Veja a apresentação institucional sobre a B3 (dados de 2020) para entender os drivers e dinâmicas de cada segmento.

Em caso de dúvida sobre a nova nomenclatura, fale com a gente: [email protected]

Notícias relacionadas