Nome do material
Data
Tipo do material
Idioma
Formato
Tamanho
Utilização de microsserviços em nuvem, possibilitando a customização e flexibilidade para nossos clientes.
Ampliação da capacidade para receber novos investidores, participantes e tipos de ativos.
Aceleração da criação e lançamento de novos produtos.
A evolução da plataforma irá flexibilizar a criação de produtos e serviços para melhor atender as demandas dos clientes da Central Depositária.
A Central Depositária B3 é o local onde é feita a guarda centralizada de ativos (ações, ETFs, BDRs e fundos imobiliários, por exemplo) negociados em bolsa, respondendo também pelo tratamento de eventos dos emissores (pagamento de dividendos, por exemplo), ônus e gravames incidentes sobre os ativos e conciliação periódica de saldos e movimentações, entre outras atividades.
Quando um investidor compra um ativo (ação ou ETF, por exemplo), a B3 assume a responsabilidade pelo controle da titularidade do ativo, garantindo a sua existência e integridade. Assim, o investidor tem a segurança de que irá recebê-lo e o comprador, por sua vez, de que receberá o pagamento. Isso é feito toda vez que o papel troca de mãos.
O termo “tecnologia nativa em nuvem” é usado para descrever o processo que utiliza a computação distribuída para desenvolver aplicativos e soluções, ganhando escalabilidade e flexibilidade. Em nossa Central Depositária, esses benefícios serão obtidos ao longo do tempo, já que, até o lançamento, os serviços continuarão a ser usados normalmente pelo mercado.
A modernização ampliará a capacidade da Central Depositária para responder às demandas de crescimento do mercado de capitais nos próximos 15 anos, tanto em relação a produtos e serviços quanto em número de investidores, emissores e ativos sob custódia. Ou seja, será possível fazer mais entregas de valor em menos tempo.
Previsão de entrega da Fase 1:
Dezembro/2024
Principais entregáveis:
Dados customizáveis para clientes (autosserviços), flexibilizando a forma de entrega de informações para Custodiantes e Escrituradores. Com isso os participantes poderão realizar solicitações de informações complementares por tela ou API ao longo do dia, definir o que e como receber além de acrescentar informações.
Dados near real-time para plataformas B3, possibilitando a otimização de produtos e serviços para seus clientes. Com isso os clientes poderão ter acesso a dados com SLA´s reduzidos, contando ainda com maior resiliência na transmissão das informações.
11/11/2024
Data em que os participantes poderão iniciar a certificação dos novos relatórios da Central Depositária de Renda Variável
02/12/2024
Fase 1 - Data de disponibilidade para o mercado
Alterações de catálogo
Em definição.
Principais sistemas impactados
CAC, RADAR, PAE
Principais funções impactadas
Todos os processos/funcionalidades da central depositária de listados
Roteiro de certificação
Em definição
Qual a versão do Sinacor?
Em Definição