MKBR 2024: Inovação, macroeconomia e sustentabilidade em pauta
MKBR 2024: Inovação, macroeconomia e sustentabilidade em pauta
MKBR, um dos mais relevantes eventos do mercado de capitais realizado em parceria entre a B3 e a ANBIMA, aconteceu no último mês de junho.
O MKBR, um dos mais relevantes eventos do mercado de capitais realizado em parceria entre a B3 e a ANBIMA, aconteceu no último mês de junho e trouxe para debate as principais discussões e tendências do segmento. O encontro presencial reuniu lideranças e abordou temas estratégicos e relevantes do atual cenário econômico.
Caminho ESG
O Brasil é um dos países emergentes mais atrativos para os investimentos ESG, mas em relação a outros países, como a Europa por exemplo, ainda tem um longo caminho pela frente. Discutimos como avançar nessa pauta e quais lições podem ser tiradas da experiência internacional e as adaptações ao mercado brasileiro. Confira:
Desafios para a evolução do mercado de títulos privados no Brasil
As empresas e o mercado de capitais estão se estruturando para se adaptarem a um novo momento. Seguir crescendo nos mesmos níveis dos últimos anos será desafiador, e aqui discutimos as oportunidades, perspectivas e desafios sob os pontos de vista do mercado e do BNDES. Confira:
Cenário climático no Brasil e impactos nas cidades
A pauta climática vem ganhando cada vez mais visibilidade diante da forma como natureza vem sendo impactada por ações do ser humano. No Brasil, a tragédia do RS deixou ainda mais clara a importância de discutir o cenário climático e seus impactos no curto, médio e longo prazo, e discorrer como será sua influência no mercado de capitais, na agricultura e na vida das cidades. Confira:
30 anos do Plano Real: passado, presente e futuro
Cruzeiro, Cruzado Novo, Cruzeiro Real. Foi longa e conturbada a trajetória da moeda brasileira até chegarmos no Plano Real. Em 2024, serão comemorados 30 anos da estabilidade monetária no país, uma conquista de toda a sociedade. Trouxemos os criadores do plano para falar sobre os bastidores desse marco na história da economia do Brasil e as oportunidades para avançar nas próximas décadas.
O Hype da IA
Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades. As inovações e automatizações trazidas pela inteligência artificial no mercado de capitais são inúmeras. Esse leque de possibilidades, no entanto, abre espaço para situações ainda desconhecidas pelos reguladores, autorreguladores e investidores. Discutimos como ficam as responsabilidades e os limites dos players neste novo cenário. Confira:
Desafios dos EUA e impactos nos emergentes
O ambiente de maior risco diante dos desafios da política monetária norte-americana impacta a economia no mundo todo, em especial, os países emergentes. Eles deverão se ajustar aos efeitos de juros internacionais mais altos e às desvalorizações da moeda doméstica. Kenneth Rogoff, Ex-Economista Chefe do FMI, veio discutir sobre os impactos por aqui e no restante do mundo, além de abordar sobre a importância de ter as contas públicas equilibradas para que se obtenha um crescimento econômico mais duradouro. Confira:
Como ser a bola da vez entre os emergentes
O Banco Central tem autonomia e há um grande pipeline de projetos de infraestrutura para os próximos anos. Ainda assim, os investimentos estrangeiros diretos diminuíram em 2023. Discutimos o quanto o Brasil é atrativo para o mercado internacional e o que o estrangeiro leva em consideração na hora de tomar a decisão de escolher e investir em um país emergente. Confira:
Fala autoridade | João Pedro Nascimento, presidente da CVM
O presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), João Pedro Nascimento, trouxe sua visão e perspectiva sobre o atual momento do mercado de capitais. Confira:
Notícias relacionadas
Listado
16/09/2024
Commodities
18/12/2024
Listado , Balcão e Tecnologia e operações
17/12/2024
Listado e Juros e Moedas
09/12/2024
Listado , Balcão e Tecnologia e operações
16/12/2024