Icone de atendimento em libras

Iniciativas relacionadas

Listado

Empréstimo

22/04/2024

Fim do depósito de garantias na conta de intermediação 

Em breve, as corretoras serão liberadas de fazer depósito de garantias na contratação de empréstimos de ativos realizadas no mercado de balcão, por meio da conta de intermediação

Em breve, as corretoras serão liberadas de fazer depósito de garantias na contratação de empréstimos de ativos realizadas no mercado de balcão, por meio da conta de intermediação. A certificação para isso foi iniciada no dia 17 de abril e o plano de implantação será divulgado no final do mês. 

O empréstimo de ativos é uma ferramenta usada por investidores com estratégias de longo prazo, que possuem ativos parados, ou seja, sem a intenção de vender. Eles podem optar por doar esses ativos para outros investidores que, em troca, pagam uma taxa de remuneração (um valor por esse empréstimo).  

O tomador, majoritariamente institucional, pode realizar diversas estratégias, como long and short e short selling, e realizar entregas de ativos de outros mercados via empréstimo. Todo investidor que deseja fazer uma doação deve fazer a operação via corretora, que atua como uma intermediária entre as duas partes.  

A fim de conectar o investidor pessoa física com investidores institucionais, as corretoras consolidam os contratos de clientes em um único contrato, através de uma conta de intermediação. Nesta etapa, era necessário o depósito de garantia, visando garantir a liquidação dos ativos, que ficavam livres para serem movimentados. 

O que mudou 

A melhoria permite doação de ativos diretamente da carteira de cobertura de empréstimos (carteira 22) na conta de intermediação, eliminando a necessidade de depositar garantias. Assim, as corretoras ficam livres para movimentar um maior volume de doações e retirar as garantias já depositadas nas contas de intermediação que viabilizam o fechamento das intermediações. 

Os contratos tomados na conta de intermediação serão direcionados para a carteira de cobertura de empréstimos. Caso a corretora deseje retirar os ativos, será necessário, então, fazer um processo de descobertura do contrato. No encerramento do contrato, os ativos serão devolvidos à carteira livre (21). 

Saiba mais
Para saber mais e acompanhar a evolução do tema, favorite o projeto no site Clientes B3 e receba alertas por e-mail.

Notícias relacionadas