Nome do material
Data
Tipo do material
Idioma
Formato
Tamanho
O Futuro de IFIX é mais um instrumento de proteção contra a exposição à variação de preços de fundos imobiliários.
O contrato permite a realização de estratégias de alavancagem, com a possibilidade de maiores retornos.
Oportunidade para uma melhor gestão de caixa por parte de investidores institucionais.
Simplicidade para ampliar a exposição da carteira ao mercado imobiliário sem a necessidade de comprar ativos.
Futuro de IFIX permite diversificar estratégias de investimentos em fundos imobiliários e apoia o gerenciamento de risco.
O Futuro de IFIX é mais uma opção para incrementar estratégias de investimento no mercado de fundos imobiliários, uma indústria que tem ganhado bastante representatividade no mercado brasileiro. Temos, hoje, mais de 1 milhão de pessoas físicas operando com o produto aqui na B3, além de gestores e assets.
O produto é o primeiro contrato futuro baseado em um índice específico deste setor no país. Além disso, o contrato Futuro de IFIX permite ter exposição a um mercado relevante sem a necessidade de comprar cotas de fundos imobiliários.
O Índice IFIX é composto por uma carteira teórica que representa cerca de 95% da liquidez de todo o mercado de fundos imobiliários do Brasil. Ou seja, ele não tem um número fixo de constituintes: a quantidade de ativos varia de acordo com uma menor ou maior liquidez alcançada. Atualmente, o IFIX é formado por 103 ativos e sua carteira é frequentemente rebalanceada.
O IFIX é o principal medidor de desempenho do mercado de fundos imobiliários brasileiro e permite ter um olhar mais macro sobre a performance neste setor.
Tipo: o IFIX é um índice de retorno total (ver Manual de Definições e Procedimentos dos Índices da B3).
Ativos elegíveis: cotas de Fundos de Investimentos Imobiliários listados nos mercados de bolsa e de balcão organizado.
Principais critérios de inclusão na carteira: ter presença em pregão de 95% no período de vigência das 3 carteiras anteriores; não ser classificado como “Penny Stock” (cotação abaixo de R$ 1) e estar classificado entre os ativos elegíveis que, no período de vigência das 3 carteiras anteriores, em ordem decrescente de Índice de Negociabilidade, representem em conjunto 99% do somatório total desses indicadores.
12/12/2022
Disponível para o mercado
Alterações de catálogo
N/A
Principais sistemas impactados
GPS Pricing, RTC e Sinacor
Principais funções impactadas
Nenhuma função relacionada.
Roteiro de certificação
N/A
Qual a versão do Sinacor?
v22.3