Futuro de Bitcoin já está disponível para negociação
Futuro de Bitcoin já está disponível para negociação
Como parte do objetivo de ampliar o leque de derivativos para proteger o investidor das oscilações de preços dos criptoativos, foi lançado o Contrato Futuro de Bitcoin. No terceiro dia após o lançamento, mais de 10 mil contratos já foram negociados
Como parte do objetivo de ampliar o leque de derivativos para proteger o investidor das oscilações de preços dos criptoativos, lançamos, em 17 de abril, o Contrato Futuro de Bitcoin. Aguardado pelo mercado, o produto possibilita a exposição a ativos digitais de forma alavancada, segura e regulada. No terceiro dia após lançamento o Futuro de Bitcoin registrou mais de 10 mil contratos negociados.
Ele surge como mais uma alternativa, também, para a diversificação de estratégias de quem já opera com spot e ETFs de criptomoedas. Os benefícios incluem, ainda, transparência na negociação e liquidação das operações, liquidação financeira, ou seja, sem risco de custódia, já que não há compra e venda de criptoativos, além da possibilidade de realizar operações de rolagem e negociar dois vencimentos de contratos.
Em um primeiro momento, o produto conta com formadores de mercado selecionados para garantir spreads justos e liquidez, trazendo confiabilidade para a formação de preços. Ele chega em meio à expectativa de halving do Bitcoin, evento que ocorre a cada quatro anos e tem como objetivo reduzir pela metade a remuneração dos mineradores da moeda digital, controlando sua oferta para evitar a desvalorização.
“O momento é muito propício para a negociação do Bitcoin no mercado futuro. Estamos às vésperas do halving, que traz impacto para o preço da criptomoeda, e o mercado agora tem um instrumento apropriado para se proteger ou operar essa expectativa de variação de preço. Além disso, esse é o primeiro derivativo ligado a uma cripto aqui na B3 e ele foi bastante demandado pelo mercado, o que justifica os bons números do primeiro dia”, afirma Marcos Skistymas, diretor de Produtos Listados da B3
Evolução dos criptoativos
A novidade vem reforçar o portfólio de derivativos de moedas digitais da B3, que vêm apresentando uma considerável evolução nos últimos. Fomos uma das primeiras bolsas de valores do mundo a lançar ETFs de cripto.
Atualmente, estão disponíveis para negociação 14 ETFs. No final de 2023, eles somavam um patrimônio líquido de cerca de R$ 2,5 bilhões e contavam com mais de 170 mil investidores. Além disso, é possível registrar operações de derivativos de balcão e COEs referenciados em cripto na B3.
Características técnicas
- Índice de referência: índice Nasdaq Bitcoin Reference Price
- Valor do contrato: equivalente a 0,1 bitcoin (10% do valor da criptomoeda em reais)
- Vencimento: mensal (toda sexta-feira)
- Liquidação: exclusivamente financeira
- Os resultados financeiros decorrem da variação de preço do Bitcoin
Benefícios
- 85% de desconto na primeira faixa de volume nos 3 primeiros meses
- 50% de desconto nos primeiros 9 meses em todas as faixas de volume
- Formadores de mercado provendo liquidez em tela
Liquidação financeira sem risco de custódia
Saiba mais
Leia o ofício-circular de lançamento do Contrato Futuro de Bitcoin e da Operação Estruturada de Rolagem de Contrato Futuro de Bitcoin. Veja, também, a lâmina do produto e a página do projeto.
Notícias relacionadas
Listado
16/09/2024
Commodities
18/12/2024
Listado , Balcão e Tecnologia e operações
17/12/2024
Listado e Juros e Moedas
09/12/2024
Listado , Balcão e Tecnologia e operações
16/12/2024