Exercício automático de opções sobre ações, units e ETFs
Exercício automático de opções sobre ações, units e ETFs
Veja como funciona essa novidade da B3 e conheça as mudanças nas especificações de negociação a partir de agora
Em maio, o comando de exercício de opções sobre ações, units e cotas de ETFs será automatizado, mitigando riscos operacionais e trazendo escala à negociação de contratos de opções, além de alinhar as datas e processos da B3 aos das principais bolsas de valores do mundo.
Nesses contratos, o investidor negocia o direito de comprar ou vender determinado ativo por um preço pré-determinado (preço de exercício). Atualmente, o comando para exercer esse direito só pode ser dado manualmente pelas corretoras e outras instituições, em nome do titular da opção.
A automação facilita esse processo, trazendo mais agilidade à negociação. Funciona assim: no dia do vencimento, as opções que estiverem ao menos um centavo dentro dinheiro em relação ao valor de fechamento do ativo-objeto recebem o comando de exercício automático.
O projeto vem sendo construído desde 2018, em conjunto com o mercado, e já passou pelas etapas de validação dos reguladores. Todos os contratos com vencimentos a partir de maio, inclusive, terão exercício automático.
Além da automação do exercício, outras características dos contratos de opções com vencimento a partir de maio serão alteradas. Veja como vai ficar:
Data de vencimento
Terceira sexta-feira de cada mês, alinhando-se à data de vencimento no mercado internacional. Se for feriado, o vencimento será no dia útil anterior.
Último dia de negociação
É possível negociar as opções no dia do vencimento, sendo que a sessão de negociação será encerrada uma hora antes do horário das demais opções que não vencem no dia.
Comando de exercício
- Automático, feito pela B3 no dia do vencimento, após o fechamento do mercado. Irão para o exercício automático as opções que estiverem R$ 1 centavo dentro do dinheiro e não sofrerem pedido de contrary exercise do titular para não serem exercidas; e as opções fora do dinheiro que receberem o pedido de contrary exercise para serem exercidas.
- Manual, mediante solicitação do titular, a partir de D+1 da negociação para opções de estilo americano e, no vencimento, até uma hora antes do término da sessão de negociação para as opções de estilo americano e europeu.
Janela de contrary exercise
O contrary exercise é uma funcionalidade que permite que o titular bloqueie o exercício automático de opção dentro do dinheiro ou peça que uma opção fora do dinheiro possa ser exercida. Essas solicitações podem ser feitas apenas se o preço de exercício estiver no túnel de preço definido pela B3 e for centrado no preço de referência do ativo-objeto. Para solicitações fora do túnel, será necessário entrar em contato com a Diretoria de Negociação Eletrônica da B3.
A decisão de usar o contrary exercise pode ser tomada em um período de 30 minutos após o encerramento da sessão de negociação e atualização das posições com as opções negociadas no dia.
O pedido de contrary exercise pode ser feito em tela, no ePuma, ou por mensageria. A validação acontece no momento em que o pedido é recebido. O solicitante é informado instantaneamente se ele foi aceito ou rejeitado.
Saiba mais
Veja o FAQ sobre o exercício automático de opções.
Clique aqui para conhecer em detalhes como funcionam as opções sobre ações.
Quer saber mais sobre opções? Acesse o Hub de Educação da B3.
Para mais informações, fale com a gente: [email protected], 55 11 2565-5000.
Notícias relacionadas
Listado
16/09/2024
B3
18/11/2024
Listado
13/11/2024
Tecnologia e operações e B3
29/10/2024
Tecnologia e operações e B3
29/10/2024
Tecnologia e operações e B3
29/10/2024