ESG Data Insights traz luz sobre a importância dos dados no universo ESG
ESG Data Insights traz luz sobre a importância dos dados no universo ESG
Evento reuniu especialistas para discutir os desafios e oportunidades relacionados à pauta ESG no contexto empresarial, destacando importância da disponibilidade de dados e da padronização das informações.
O evento reuniu especialistas para discutir os desafios e oportunidades relacionados à pauta ESG no contexto empresarial, destacando importância da disponibilidade de dados e da padronização das informações.
Com o objetivo de ampliar o debate sobre dados ESG e apresentar ao mercado a evolução da plataforma ESG Workspace, o time de sustentabilidade da B3 promoveu na última terça-feira (dia 17) o evento ESG Data Insights.
O encontro reuniu na Arena B3 convidados como Felipe Arango, Technical Advisor no Taskforce on Nature-related Financial Disclosure (TNFD) e Felipe Puppi, Analista ESG do Bradesco Asset Management. Além dos convidados externos, foram reunidos nomes da própria bolsa do Brasil, como Cesar Sanches e Jéssica Rosani, Superintendente e Coordenadora de Sustentabilidade, e Leonardo Betanho, Superintendente de Produtos Balcão.
Cesar Sanches foi o moderador e responsável pelo discurso inaugural do evento. Vestindo uma camiseta do DVER11, o ticker representativo do ETF que replica a carteira do IDIVERSA B3(recém-lançado índice da B3 com foco em diversidade), Cesar contou um pouco sobre iniciativas ESG em destaque.
“Quando os investidores olham para a América Latina eles focam na diversidade das organizações. Dentro deste cenário, cada vez mais precisaremos de informação, transparência e disclosure. Tudo isso passa a ser muito importante para os investidores para diversificar portfólio e reduzir risco”, pontuou Sanches, reforçando a necessidade de adequação das empresas. “Se a meta é chegar ao Net Zero até 2050, ainda temos muito trabalho para fazer”, reforçou o executivo.
Felipe Arango concordou, advertindo para a urgência ambiental climática, que reitera a necessidade urgente de abordar o tema da biodiversidade. “O objetivo do lançamento do framework TNFD é permitir às organizações dimensionar, compreender e avaliar sua relação com a natureza. É como se estivéssemos mostrando estes ricos silenciosos com uma luz (...) Não vai ter Net Zero sem natureza, é impossível separar esses conceitos. (A natureza) é a melhor estratégia de redução e mitigação de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) ”, ressalta.
Já Felipe Puppi trouxe uma perspectiva positiva sobre o avanço na agenda ESG sob a ótica do investidor. “De maneira geral a gente vê uma evolução na agenda ESG quando comparada àquele boom que tivemos no início da pandemia (...) novas regulações, novas ferramentas que motivam uma melhor integração destes aspectos nos investimentos. (...) mas ainda há uma necessidade de envolvimento maior de outros players. Hoje vemos uma cobrança maior no sell side e uma cobrança ainda incipiente no buy side”, afirma.
Embora os relatórios ambientais, sociais e de governança (ESG) tenham se tornado comuns entre asempresas, muitas organizações ainda não encontraram a melhor forma de avaliar e comparar o seu desempenho ESG com o restante do mercado.
Dentro deste cenário, Jéssica Rosani, Coordenadora de Sustentabilidade da B3, destacou uma ferramenta da bolsa do Brasil que recentemente foi reformulada para proporcionar uma leitura completa do cenário nacional, o ESG Workspace.
“É importante tomar decisões embasadas em dados e este é o grande objetivo do ESG Workspace. Lançamos a plataforma em janeiro de 2022 com informações sobre o desempenho das empresas participantes do processo de seleção da carteira do ISE B3 . Essa seção se mantém, mas hoje a ferramenta ganhou dois novos módulos, o de Títulos Temáticos que apresenta informações sobre os instrumentos de balcão com foco ESG e o Reports Data que apresenta informações coletadas com base em dados públicos captados pela B3 e conta com uma série de funcionalidades interessantes”, disse Rosani.
“Na nossa percepção não existe no mercado brasileiro uma ferramenta parecida com o ESG Workspace. No mercado internacional até existe, mas sem cobrir 100% do mercado como faz a nossa ferramenta”, completou.
O ESG Workspace é uma ferramenta que oferece insights valiosos para suas decisões estratégicas ESG, incluindo a comparabilidade de desempenho entre setores e empresas listadas. Para saber mais e conhecer os módulos da ferramenta, basta fazer um login em https://esgws.b3.com.br/.
E caso seja de uma empresa listada, peça seu usuário master gratuitamente enviando um e-mail para: [email protected].
Você também pode assistir ao replay do ESG Data Insights na íntegra por meio da TV B3. Clique aqui para assistir à transmissão. Caso ainda não tenha o seu login na TV B3, clique aqui e registre-se.
Notícias relacionadas
Listado
16/09/2024
B3
03/12/2024
Balcão
29/11/2024
Listado
28/11/2024
Balcão
28/11/2024