B3 e GPTW lançam índice formado por empresas com as melhores práticas em gestão de pessoas
B3 e GPTW lançam índice formado por empresas com as melhores práticas em gestão de pessoas
Índice GPTW B3 contemplará empresas listadas na B3 que obtiveram o certificado Great Place To Work e destaque no ranking GPTW
Empresas reconhecidas pela qualidade do ambiente de trabalho comporão um índice exclusivo no mercado de ações a partir de 2022. Desenvolvido pela B3 em parceria com a consultoria global Great Place to Work, o Índice GPTW B3 será o primeiro no mundo a utilizar o critério de excelência em gestão de pessoas na seleção das empresas.
O novo índice tem como referência o ranking anual promovido pela GPTW, que há 25 anos registra os avanços das empresas brasileiras nesse campo. No total, serão selecionadas 33 empresas consideradas benchmarking do mercado.
O lançamento reflete a demanda crescente por produtos financeiros alinhados às práticas ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança). Há um novo perfil de investidor no mercado, com interesses específicos e expectativa de que seus investimentos produzam impactos expressivos na sociedade, entre os quais a valorização do ambiente de trabalho.
A nova carteira fortalece o portólio da B3 de índices fundamentados em práticas sustentáveis. Atualmente, os investidores brasileiros contam com os índices de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3), de Carbono Eficiente (ICO2 B3), do S&P/B3 Brasil ESG e outros balizados especificamente pela governança nas empresas listadas.
De acordo com Luis Kondic, diretor executivo de Produtos Listados da B3, trata-se de mais um passo na estratégia de negócios da instituição: “Temos o papel de induzir as boas práticas ESG e de ampliar a oferta de produtos e serviços que apoiem os nossos clientes e que ajudem o mercado nesta evolução”.
O CEO da Great Place to Work® Brasil, Ruy Shiozawa, avalia a iniciativa como a oportunidade de o mercado ter uma visão mais palpável sobre o impacto positivo gerado por esses fatores para o desempenho nos negócios. “Ao colocar as pessoas no centro, as empresas estão contribuindo com a evolução do mundo”, destaca Shiozawa.
No ranking GPTW de 2021, a B3 está avaliada entre as 150 Melhores Empresas Para se Trabalhar, culminando uma trajetória de aprimoramento do ambiente de trabalho reconhecido pelos funcionários. Nos últimos anos, a instituição promoveu transformações na cultura e nas práticas de gestão de pessoal em sintonia com a evolução que o ranking registra e que o Índice B3 GPTW assumiu o compromisso de projetar.
Como vai funcionar
A metodologia do Índice GPTW B3 adota os seguintes critérios na composição da carteira teórica:
Fase de seleção
As empresas listadas na B3 que possuem a certificação da GPTW serão avaliadas pelos critérios de liquidez:
- Índice de negociabilidade de 99%
- Um negócio em 95% dos pregões dos últimos 12 meses
- Nenhum negócio abaixo de R$ 1,00 (penny stock)
Fase de ponderação
- Peso igual para as empresas certificadas
- Peso dobrado para as que estão entre as 150 Melhores Empresas Para Trabalhar no Brasil
Em uma simulação sobre o desempenho retroativo do Índice GPTW B3, quando aplicada a metodologia, foi possível observar que, para o período de três anos, o índice teve um resultado superior ao Ibovespa B3, tanto em termos de desempenho quanto de risco.
O índice será lançado em janeiro/2022 e a primeira composição incluirá as empresas premiadas em 2021.
Notícias relacionadas
Listado
16/09/2024
Commodities
18/12/2024
Listado , Balcão e Tecnologia e operações
17/12/2024
Listado e Juros e Moedas
09/12/2024
Listado , Balcão e Tecnologia e operações
16/12/2024