Nome do material
Data
Tipo do material
Idioma
Tamanho
Conheça o estudo patrocinado pela B3 Social, Instituto Itaúsa, Fundação Arymax e Instituto Golden Tree sobre o tema
Os efeitos das mudanças climáticas têm causado impactos avassaladores como calor extremo, enchentes e escassez de recursos naturais. As populações mais afetadas notadamente são pessoas que vivem em áreas periféricas e remotas, principalmente mulheres, povos tradicionais e a população negra. No centro do enfrentamento a essa realidade está a necessidade de acelerar a transição para uma economia mais inclusiva e de baixo carbono.
O tema tem avançado nas agendas das principais empresas e organizações, que cada vez mais estão conscientes da necessidade de adotar práticas econômicas sustentáveis, que reduzam riscos, mitiguem emissões e priorizem um impacto positivo em toda sociedade. Para além da responsabilidade ambiental e social, esse movimento pode impulsionar oportunidades para todo o mercado, gerando novas possibilidades de negócios.
Incentivando a discussão desse tema tão relevante para o futuro do país, a B3 Social, Fundação Arymax, Instituto Golden Tree e Instituto Itaúsa encomendaram o estudo Inclusão Produtiva e Transição para a Sustentabilidade: Oportunidades para o Brasil. Realizado pelo Instituto Veredas entre julho e dezembro de 2023, a pedido dessas instituições, o trabalho envolveu pesquisas, oficinas e entrevistas com especialistas. O estudo abrangeu quatro setores fundamentais para estabelecer um novo modelo econômico no Brasil:
● Os sistemas alimentares e de uso de terra, abrangendo as atividades relacionadas à produção, processamento, distribuição e consumo de alimentos.
● A indústria, tanto extrativa, quanto a de transformação.
● O setor de energia, presente em todas as cadeias produtivas de bens e serviços e onde há o predomínio do uso de fontes fósseis.
● Cidades e infraestrutura, incluindo áreas rurais e, também, infraestruturas físicas e sociais.
Traçando um panorama de cada um desses setores, o estudo aponta as questões críticas para avançar na transição para sustentabilidade com geração de oportunidades para a inclusão produtiva e seus potenciais impactos.
Clique aqui para ler o estudo completo e entenda mais sobre discussão desse tema tão relevante para o futuro do país
O mercado e suas oportunidades
O estudo elucida como a transição para uma economia mais sustentável traz novas oportunidades econômicas. Fazendo um paralelo com o mercado onde a B3 atua, enxergamos, por exemplo, oportunidades nos processos de leilões de concessão, parcerias público-privadas (PPP) e alienações, em setores como parques, fornecimento de água, tratamento de esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e concessões florestais.
Esse cenário traz muitas oportunidades para os players do mercado financeiro. Entre elas, estão o assessoramento financeiro aos proponentes, a estruturação de instrumentos para o financiamento dos projetos (como emissão de dívidas e project finance) e a oferta de instrumentos de garantias na fase de licitação (garantia de proposta) e na execução dos contratos (garantia de performance).
Os projetos também abrem oportunidades de investimentos de longo prazo, com a participação direta nas disputas em arranjos com operadores setoriais, que permitem agregar à carteira ativos rentáveis e de longo prazo.
Outra oportunidade são os índices voltados para o mercado ESG, como o ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) e o ICO2 (Índice de Carbono Eficiente). Eles auxiliam a identificar quais empresas estão incluindo práticas sustentáveis em seus negócios, facilitando a construção de uma carteira de negócios verdes.
Incentivo às boas práticas em sustentabilidade
Entendendo seu papel como indutora de boas práticas no mercado financeiro e de capitais, a B3 tem avançado no desenvolvimento de ferramentas para apoiar investidores interessados em negócios verdes e instituições que desejam estar bem-posicionadas no tema. Uma delas é a designação Ações Verdes criado para reconhecer e fomentar companhias que se destacam na geração de negócios de impacto ambiental positivo.
Outra iniciativa é a plataforma ESG Workspace, que possibilita a consulta de dados dos relatórios de sustentabilidade das empresas listadas, realização de benchmarks setoriais e acesso a outros dados ESG disponibilizados pela B3.
Estes dados podem ser usados a seu favor para montar uma carteira de ações ESG e, ainda, melhorar o desempenho das organizações frente a agências de rating.
Caso tenha interesse em um acesso gratuito, inscreva-se através da plataforma.
Listado
16/09/2024
B3
03/12/2024
Balcão
29/11/2024
Listado
28/11/2024
Balcão
28/11/2024