Icone de atendimento em libras

Iniciativas relacionadas

ESG

Listado

05/05/2024

B3 é a 3ª bolsa do mundo a lançar a designação Ações Verdes, impulsionando boas práticas no mercado

A B3 se tornou a terceira bolsa de valores do mundo a lançar a designação de Ações Verdes, impulsionando boas práticas no mercado. Empresas que contribuem com o meio ambiente e estão engajadas na contenção das mudanças climáticas podem solicitar esse enquadramento. Essa iniciativa promove a transparência e a responsabilidade corporativa, incentivando um modelo econômico mais sustentável. Saiba mais sobre as Ações Verdes e os benefícios de investir em empresas comprometidas com a sustentabilidade.

Desde o início de maio, empresas que atendem aos requisitos podem requisitar o enquadramento na nova classificação criada pela B3 para reconhecer e fomentar companhias que possuem um modelo de negócio conectado à economia verde.

Essa nova designação tem o potencial de criar oportunidades de negócio, ao facilitar o alocamento de recursos em empresas comprometidas com a sustentabilidade. Com ela, o mercado possui mais uma ferramenta para montar, de maneira simples e eficiente, uma carteira de investimentos composta exclusivamente por companhias que se destacam por suas ações em prol do meio ambiente e da responsabilidade social. A iniciativa não apenas promove a transparência e a responsabilidade corporativa, mas também incentiva o mercado a caminhar em direção a um modelo econômico mais sustentável e consciente.

A B3 é a terceira bolsa de valores do mundo a criar diretrizes próprias para conceder o rótulo de Ações Verdes a companhias com esse perfil. A metodologia foi desenvolvida com base na estrutura de Green Equities criada pela WFE (World Federation Exchange, a Federação Mundial de Bolsas).

O lançamento vem em um momento em que o Brasil está em evidência no debate sobre soluções em sustentabilidade, por conta da proximidade de eventos internacionais sediados no país, como o G20 e a COP30. Nesse cenário, a B3 reforça seu papel como indutora do mercado brasileiro, colocando-se na vanguarda das tendências ESG globais.

Quem pode participar

A designação Ações Verdes será fornecida a empresas listadas ou em processo de abertura de IPO que possuam negócios que contribuam com o meio ambiente e estejam engajadas na contenção das mudanças climáticas. As receitas geradas pela empresa ou seus investimentos devem estar diretamente conectados à economia verde.

Nesse sentido, podem optar pelo novo enquadramento empresas que cumpram os seguintes requisitos: ter mais de 50% de sua receita bruta anual proveniente de atividades que contribuam para a economia verde, mais de 50% de seus investimentos e despesas operacionais anuais destinados a atividades que contribuam para a economia verde, menos de 5% de sua receita bruta anual derivada de atividades de combustíveis fósseis e que estão enquadradas nos setores e atividades da taxonomia da União Europeia, que define as atividades verdes a serem consideradas.

Na página da iniciativa, você encontra mais informações sobre o processo de enquadramento das Ações Verdes e o processo de avaliação realizado por empresas certificadoras externas: https://conteudo.b3.com.br/acoesverdes

Saiba mais sobre o mercado de empresas comprometidas com a sustentabilidade

O ESG Workspace possibilita a consulta de dados dos relatórios de sustentabilidade das empresas listadas, realização de benchmarks setoriais e acesso a outros dados ESG disponibilizados pela B3. 

Estes dados podem ser usados a seu favor para montar uma carteira de ações ESG e, ainda, melhorar o desempenho das organizações frente a agências de rating.

Caso tenha interesse em um acesso gratuito, inscreva-se na plataforma.

Fique por dentro, também, dos Índices de Sustentabilidade da B3.

Notícias relacionadas