10 anos do programa de Formador de Mercado na B3
10 anos do programa de Formador de Mercado na B3
Após uma década de avanços, celebramos a parceria com alguns dos principais players globais do mercado
Por volta de dez anos atrás começamos a reformular nosso programa de Formador de Mercado, com o intuito de fomentar a liquidez nos mercados da B3. O que começou com 5 opções de ações é, hoje, uma composição de vários programas que abarcam diversas outras classes de ativos.
Estamos falando de um mercado em crescimento, que está no mesmo nível de algumas das principais bolsas do mundo em termos de infraestrutura. Ao longo de uma década de avanços, celebramos a parceria com uma seleção diversa de Formadores de Mercados brasileiros e globais, que têm sido nossos parceiros estratégicos no desenvolvimento do mercado.
A reformulação dos programas para opções de ações, lá em 2011, também foi relevante para a redução da concentração das negociações em opções de compra da Petrobras (PETR) e da Vale (VALE). Após os programas, a liquidez dos ativos de opções elegíveis (atualmente 65) registrou um bom crescimento, bem como as opções de vendas de PETR e VALE.
O mais importante, para nós, é que esses Formadores de Mercados têm sido parceiros estratégicos importantes. Muitas das funcionalidades e melhorias tecnológicas que implementamos desde 2015 – Self Trade Prevention (STP), Exercício Automático de Opções, Session Level Cancel (SLC) e Market Protection, entre outras – surgiram a partir de discussões com eles.
De fato, alguns produtos, como as Opções de Ações e o DAP (Futuro de Cupom de IPCA), só passaram a apresentar um volume relevante após a entrada dos Formadores de Mercados. Eles se tornaram, assim, peças fundamentais para a construção da relevância que o programa possui hoje.
Atualmente, contamos com mais de mil ativos distribuídos nos programas disponíveis nos mercados de ações e derivativos, com os Formadores trabalhando com o objetivo de promover liquidez ao mercado. Temos tanto Formadores de Mercados contratados pelos emissores quanto credenciados diretamente aqui pela B3. A linha do tempo a seguir mostra como o programa evoluiu ao longo dos últimos 10 anos.
Evolução do programa Formador de Mercado
Principais marcos da trajetória
Um dos marcos da evolução foi o programa de Cash Equities, que exerceu papel-chave na atração de Formadores de Mercados não residentes para os ativos do mercado à vista, além de possibilitar que os Formadores de Mercados brasileiros expandissem suas atividades e atuassem com mais ativos. Essa expansão, possível a partir do lançamento do programa, permitiu que eles se credenciassem sem a necessidade de contratação pela companhia emissora.
Até então, a companhia podia contratar um único Formador de Mercado para atuar no segmento de mercado à vista. Foi permitido com o lançamento do programa, o credenciamento de um mínimo de dois e um máximo de cinco formadores, dependendo do ativo. Os resultados foram expressivos: os volumes negociados aumentaram consideravelmente, enquanto os spreads (diferença entre o menor preço de venda e o maior preço de compra) do ativo e o custo de liquidez para o mercado foram reduzidos.
O que oferecemos aos nossos Formadores de Mercados
Além dos benefícios em isenção de emolumentos e tarifas B3, ao longo do tempo, realizamos ajustes nas regras para tornar o programa de Formador de Mercado mais eficiente. Outras iniciativas que contribuíram para o amadurecimento do programa foram as melhorias em infraestrutura tecnológica, inclusão de novos ativos e redução da burocracia para a entrada de novos participantes.
Infraestrutura
Preparado para negociações eletrônicas complexas e sofisticadas e garantindo a segurança da infraestrutura tecnológica de mais de cem instituições que fornecem o acesso ao mercado para milhares de investidores, o data center da B3 adota padrões de qualidade internacional, com certificação Tier-3, infraestrutura redundante, monitorada e controlada 24x7. Nossos serviços de co-location disponibilizam aos formadores de mercado (e aos demais clientes) não só o acesso mais rápido possível à plataforma de negociação da B3, mas também diversos outros produtos, como racks com capacidade entre 6 kW (standard) e 15 kW de energia (high density), interconexões entre os equipamentos de diversos participantes dos nossos mercados e outros provedores de serviços, design e implementação de projetos de redes de comunicação, dentre outros.
Credenciamento
O processo de credenciamento vem sendo aprimorado ao longo do tempo, para que seja mais simples e ágil se tornar um Formador de Mercado na B3. Celebramos um contrato principal com os Formadores de Mercados e, conforme eles se credenciam para atuar com novos ativos e derivativos, adicionamos os tickers a esse mesmo contrato, sem necessidade de firmar um novo contrato a cada programa.
Exercício Automático de Opções
Consiste na automatização do comando de exercício das opções em seu dia de vencimento para as opções que estiverem ao menos 1 centavo dentro do dinheiro, tendo o valor de fechamento do ativo-objeto como preço de referência.
Com isso, estamos alinhados com práticas das bolsas internacionais que já possuem essa funcionalidade. Mitigamos o risco operacional para os participantes, evitando que opções dentro do dinheiro não sejam exercidas por algum problema que possa ocorrer no processo, além de permitir a escalabilidade da negociação de opções dada à redução do controle operacional que era exigido no processo de exercício manual.
Self Trade Prevention (STP)
O STP evita que um mesmo investidor atue nas duas pontas (compra e venda) de um determinado negócio. Agora, antes de enviar uma oferta, o usuário tem três alternativas de conduta caso seja identificado um possível self trade: cancelamento da oferta agressora, cancelamento da oferta agredida e cancelamento de ambas as ofertas.
Metodologia de risco
Nossa modelagem de risco CORE (Close-Out Risk Evaluation) protege e orienta as ações de mercado envolvendo Formadores de Mercados, possibilitando um cálculo de risco de encerramento de portfólio mais eficaz e acurado. Entre as principais características dessa metodologia estão:
- Cálculo do pior fluxo de caixa diário acumulado durante o processo de encerramento do portfólio
- Cálculo do risco conjunto de posições e garantias
- Três tipos de risco: mercado, liquidez de posições e garantias, e fluxo de caixa
- Definição da estratégia de encerramento por tipo de posições e de garantias
- Perda severa (teste de estresse): nível de confiança de 99,96% (1 crise a cada 10 anos)
- Consideração de mais de 10 mil cenários históricos (desde 2002) quantitativos e prospectivos
- Possui múltiplos horizontes de risco: operações de encerramento são diárias, podendo ocorrer no período de 1 a 10 dias
- Aplica apreçamento completo
Recentemente, a B3 lançou o Margin Simulator, que consiste numa API Web que oferece serviços de simulação de margem requerida pelo investidor, bem como a estratégia de encerramento do portfólio. É a forma mais rápida do investidor ter acesso direto à metodologia CORE sem depender de quaisquer intermediários.
Saiba mais sobre os nossos Programas de Formadores de Mercado e confira também o processo de credenciamento.
Notícias relacionadas
Listado
16/09/2024
Commodities
18/12/2024
Listado , Balcão e Tecnologia e operações
17/12/2024
Listado e Juros e Moedas
09/12/2024
Listado , Balcão e Tecnologia e operações
16/12/2024