Icone de atendimento em libras

Iniciativas relacionadas

27/09/2021

B3 moderniza pós-negociação de títulos públicos para automatizar a troca de informação entre participantes

Solução será aplicada também para títulos privados no primeiro trimestre do ano que vem

As operações com títulos públicos movimentam em média R$60 bilhões por dia. Por isso, para automatizar os processos de pós-negociação de ativos de renda fixa, a B3, bolsa do Brasil está lançando mais um fluxo da nova plataforma se soluções para Renda Fixa.  

 A plataforma permite que os dados das negociações, como valor, quantidade, título e vencimento por exemplo, sejam enviados entre as partes envolvidas de forma fácil e prática, sem a necessidade de troca de informações por e-mail, chats ou telefone. 

 Desta forma a alocação, o pré matching (conciliação) e a troca de comando para a liquidação no ambiente Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) pode ser completamente automatizada, reduzindo a possibilidade de erros operacionais e interferência manual nos processos.  

 De acordo com Guilherme Pimentel, superintendente de Renda Fixa da B3, este é um grande avanço para o mercado de balcão: “Eliminar a troca de informações por e-mail ou telefone e, consequentemente, a necessidade de inserir manualmente os dados sobre as características da transação nos sistemas internos reduz a possibilidade de erros e facilita a rotina das equipes de Middle e Back Office ao lidar com centenas de operações diariamente, além de trazer celeridade nos processos que antecedem a liquidação das operações junto ao Selic”, pontua. 

 As implementações faseadas do Solução de Pós Negociação começaram pelos processos de pós-negociação de títulos públicos e, em seguida, será a vez de refinar os processos das debêntures, CRIs, CRAs e cotas de fundos fechados, liquidados na depositária da B3. Além disso, a nova solução pode ser acessada em uma única tela via internet, além de oferecer conexões por mensageria e APIs. 

 As entregas começaram a ser feitas no final de 2020 e, o esperado, é que até o final do 1º trimestre de 2022 todos os três fluxos de pós-negociações possam ser feitos a partir da solução.  

Para saber mais, acesse o site ou tire suas dúvidas por meio dos e-mails [email protected] e [email protected]. 

Notícias relacionadas