Icone de atendimento em libras

Iniciativas relacionadas

B3

26/06/2024

Avanços no voto a distância dos FIIs

A ferramenta facilita a tomada de decisão de forma simples e online, via Área do Investidor.

Buscando melhoria constante em nossos processos para torná-los mais simples e acessíveis, desde dezembro de 2023 administradores dos fundos de investimentos imobiliários (FIIs) listados aqui na B3 contam com a opção de realizar suas assembleias e consultas remotamente, por meio da Central de Inteligência Corporativa (CI.CORP), integrada à Área do Investidor. 

A ferramenta foi essencial para a consulta aos cotistas sobre a transferência da gestão dos FIIs do Credit Suisse Hedging-Griffo Real Estate (CSHG Real Estate) para a Patria Investimentos. 

A negociação, aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), aguardava a ratificação dos cotistas para ser implementada. Essa consulta foi viabilizada por meio da Área do Investidor da B3, que registrou 62 mil dos 135 mil votos totais. Ou seja, 42% dos votos foram recebidos à distância, de forma online. 

Desde sua implementação, a ferramenta de voto a distância mostrou-se altamente eficiente. Na temporada de assembleias de FIIs, de janeiro a maio de 2024, mais de 93 mil votos foram feitos dessa maneira. 

Para os investidores pessoa física, o sistema oferece uma forma conveniente e acessível de participar das decisões dos fundos. Para os administradores de fundos, as principais vantagens incluem a abertura de um novo canal de votação e a possibilidade de alto fluxo de acessos na Área do Investidor, onde mais de um milhão de investidores navegam todo mês.  

"Abrimos um caminho simples e digital para o investidor participar de maneira efetiva nas votações das assembleias de seus fundos imobiliários, ao mesmo tempo que agregamos uma solução de conexão direta entre o administrador do fundo e o cotista. Essa captura de votos é um desafio na indústria, pois o administrador encontra dificuldades em acessar o investidor. O resultado obtido pelo CSHG e o Patria, em suas assembleias, é um exemplo que reforça como as soluções da B3 proporcionam um benefício para todo o ecossistema”, diz Vinícius Brancher, superintendente de Negócios Pessoa Física da B3. 

 

Como funciona o voto a distância 

A votação acontece por meio do site da B3, sem a necessidade de cadastros pelos investidores - exceto para cotistas que farão seu primeiro acesso na Área do Investidor -, e sem processos burocráticos. 

Para contar com a funcionalidade, o administrador do fundo precisa cadastrar sua assembleia no sistema da B3 (CI.CORP). A Depositária organiza a lista de cotistas com direito a voto e habilita sua participação pela Área do Investidor, permitindo que o administrador acompanhe em tempo real os votos computados. 

Próximos passos 

Em setembro de 2023, a B3 participou de uma audiência pública para revisar a Resolução 81 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que dispõe sobre assembleias de acionistas, sugerindo a possibilidade de recebimento de votos, em assembleia, diretamente pela Depositária. 

No início de junho de 2024, a sugestão foi aprovada pela CVM, na Resolução 204, que substituirá a Resolução 81 a partir de 2025. Essa mudança regulamentar abre caminho para a democratização e ampliação da acessibilidade no processo de votação em assembleias de acionistas. 

Área do Investidor 

Lançada em 2021, a Área do Investidor da B3 foi criada para facilitar a experiência do usuário que estava chegando à bolsa. Na plataforma, a pessoa física consegue consultar, por exemplo, extratos de posições e movimentações feitas em diferentes corretoras. Também pode acompanhar o recebimento de proventos, gerar relatórios e, mediante sua autorização, sincronizar seus dados para acessar serviços customizados oferecidos por fintechs e instituições financeiras, como consolidadores de carteira e calculadoras de imposto de renda. 

“A aproximação da B3 com os investidores pessoas físicas vêm sendo feita de acordo com as necessidades de um número cada vez maior de pessoas. Da visão consolidada de sua carteira, do histórico e comunicação dos proventos recebidos, da portabilidade dos valores mobiliários ao voto a distância. Ainda esse ano, teremos a integração com a Receita Federal com o REVAR para apuração e cálculo do imposto de renda em ganhos de capital em Bolsa”, completa Felipe Paiva, diretor de Relacionamento com Clientes, Pessoas Físicas e Educação Financeira da B3. 

Saiba mais 

Para mais detalhes sobre o funcionamento da ferramenta, acesse a página do Voto a Distância (CI.CORP) e a página sobre a integração do CI.CORP com a Área do Investidor no site Clientes B3. Fique por dentro, também, da nova Resolução CVM 204

Notícias relacionadas