Captura em Bloco otimiza processamento de mensagens de alocação no Bradesco
Captura em Bloco otimiza processamento de mensagens de alocação no Bradesco
A ferramenta de Captura em Bloco busca ampliar a capacidade de processamento das mensagens de alocação na Clearing B3
A ferramenta de Captura em Bloco busca ampliar a capacidade de processamento das mensagens de alocação na Clearing B3, com uma redução média de 90% no volume de registros nas contas atendidas pela solução. A iniciativa, lançada no final de 2022, está hoje presente em 6 corretoras, com mais de 70 contas ativas.
O Bradesco, pioneiro ao aderir a esta nova solução, celebra o momento de ganhos operacionais. De uma quantidade de 2,5 milhões de linhas de negócios ao dia, o banco reduziu esse número para 1,6 milhões ao fazer uso da Captura em Bloco, uma redução de 36% no número de registros. “Foi uma redução bem significativa”, comemora José Thiago de Brito, analista de operações no Bradesco.
A solução funciona da seguinte maneira: no sistema de negociação da Clearing B3 ocorre a geração de uma linha de compra e uma linha de venda para cada negócio. Com a Captura em Bloco aglutina-se em uma mesma chave operações que compartilham as mesma informações: mesma data de negociação, mesmo participante, mesma conta, mesmo preço e mesmo instrumento negociado. Ou seja, ao invés de se formar 2 linhas de registro individuais para cada operação, criam-se blocos de operações por similaridade com capacidade de reduzir, em alguns casos, cem registros em seis.
“Quanto mais participantes aderirem a Captura em Bloco melhor será para o mercado, porque você acaba reduzindo mensagens. Reduz onde? No final do dia, que é onde complica tudo para mandar as confirmações e gerar posição”, ressalta Brito, referindo-se ao envio de notas de corretagem ao fim do pregão. “Nós saímos de um fechamento de BMF de 25 minutos para 14, 13 minutos”, afirma o analista, que acredita em um ganho de escala ainda maior para o Bradesco em um futuro breve: “Se o pessoal da nossa mesa conseguir fazer as monitorações de que precisam, provavelmente reduziríamos para a marca de 800 mil registros ao dia”, afirma o analista.
Thiago ressalta ainda a facilidade ao aderir a solução, que não trouxe interrupção de atividades: “Não houve impacto nenhum para o cliente na mudança. Nem chegamos a comunicar. Para ele não importa se foi um negócio ou 50 negócios. Para ele (cliente), importa comprar e receber a confirmação”. E completou: “O suporte que o Sinacor e o time de liquidação nos deu foi muito bom”.
Inovação premiada – a B3 recebeu no final de novembro a premiação de “Melhor inovação tecnológica por uma bolsa ou câmara de compensação”, para a ferramenta de Captura em Bloco.
O prêmio foi concedido no FOW International Awards 2023, organizado pela revista Futures and Options World (FOW) e editada pelo Global Investor Group, grupo de comunicação especializado na cobertura do mercado de capitais e derivativos do Reino Unido.
“Agradecemos muito aos parceiros que já aderiram e vamos buscar junto ao mercado expandir essa solução. Com mais participantes usando, o ganho é para todos”, diz Alex da Silva, Superintendente de Operações de Alocação, Posições, Distribuições Públicas e Monitoramento da B3.
Para contratar a solução e reduzir você também o volume de troca de informações via mensageria e arquivos de conciliação, entre em contato com o e-mail liquidaçã[email protected], ou pelo telefone (11) 2565-5012, que um de nossos especialistas vai dar o suporte para você também começar a utilizar a Captura em Bloco.
Notícias relacionadas
Listado
16/09/2024
Commodities
18/12/2024
Listado , Balcão e Tecnologia e operações
17/12/2024
Listado e Juros e Moedas
09/12/2024
Listado , Balcão e Tecnologia e operações
16/12/2024