Novas soluções para processos de registro e liquidação de operações.

Passaremos a disponibilizar, por meio do sistema BTB, o Empréstimo e a Compromissada Específica de Título Público Federal (TPF). O empréstimo é uma inovação. Já a compromissada, por sua vez, é uma evolução do mercado de balcão já existente no Selic.

Em ambos, a custódia dos títulos públicos federais permanecerá no Selic e iremos prover soluções com foco nos processos de registro e liquidação das operações negociadas no ambiente de balcão com Contraparte Central (CCP).

 

 

Benefícios do produto

Estrutura poderá ser usada para operar Empréstimo e Compromissada Específica de TPF

Mais segurança e otimização para registro e liquidação. 

Como funciona

Neste ambiente, será possível assegurar os compromissos de liquidação, otimizar a alocação de capital e permitir a equalização do risco de crédito de contraparte no mercado. Todas as partes envolvidas passam a operar por meio da Clearing multiativos, que conta com a metodologia de cálculo de risco do CORE (Close-Out Risk Evaluation), um dos mais modernos e seguros sistemas de risco do mundo. 

Características do produto

  • A gestão de ativos para fins de negociação e liquidação será feita em um novo módulo do sistema RTC, que espelhará os saldos de TPF das contas Selic e de Recursos Financeiros para a estrutura da Clearing. 

  • Os custodiantes serão responsáveis por solicitar o depósito, a retirada ou transferência dos TPFs usando as contas de depósito de seus clientes, bem como o depósito ou a retirada de recursos financeiros. 

  • Os investidores, por meio de seus custodiantes, devem transferir o saldo de TPF para sua conta de depósito no Selic previamente à realização de operações doadoras de empréstimo ou vendedoras de compromissada. 

  • Os recursos financeiros para as compras compromissadas devem ser depositados previamente na Clearing. 

  • O Fechamento Direto: Participante (PNP/PL) insere um negócio direto, com as informações do comitente tomador/comprador e do comitente doador/vendedor, ambos sob sua responsabilidade. 

  • O Fechamento Doador [Vendedor]: Participante (PNP/PL) tomador/comprador seleciona uma oferta doadora/vendedora. Disponível para Empréstimo e Compromissada. 

  • O Fechamento Tomador: Participante (PNP/PL) doador seleciona uma oferta tomadora. Disponível apenas nas agressões de Ofertas Públicas de Empréstimo. 

Linha do Tempo

clique e arraste para navegar Baixar como planilha

Material de apoio

Fale com o seu RM

Entre em contato com os nossos gestores e gestoras de relacionamento para suporte sobre produto ou serviço da B3.

Entrar em contato