Novas soluções para processos de registro e liquidação de operações.
Passaremos a disponibilizar, por meio do sistema BTB, o Empréstimo e a Compromissada Específica de Título Público Federal (TPF). O empréstimo é uma inovação. Já a compromissada, por sua vez, é uma evolução do mercado de balcão já existente no Selic.
Em ambos, a custódia dos títulos públicos federais permanecerá no Selic e iremos prover soluções com foco nos processos de registro e liquidação das operações negociadas no ambiente de balcão com Contraparte Central (CCP).


Benefícios do produto
Equalização do risco de crédito.
Participantes terão a possibilidade de liquidar somente o resultado líquido.
Cadastro único perante a câmara, eliminando a necessidade de processos de abertura de limites de crédito para contrapartes.
Estrutura poderá ser usada para operar Empréstimo e Compromissada Específica de TPF
Mais segurança e otimização para registro e liquidação.
Neste ambiente, será possível assegurar os compromissos de liquidação, otimizar a alocação de capital e permitir a equalização do risco de crédito de contraparte no mercado. Todas as partes envolvidas passam a operar por meio da Clearing multiativos, que conta com a metodologia de cálculo de risco do CORE (Close-Out Risk Evaluation), um dos mais modernos e seguros sistemas de risco do mundo.
-
A gestão de ativos para fins de negociação e liquidação será feita em um novo módulo do sistema RTC, que espelhará os saldos de TPF das contas Selic e de Recursos Financeiros para a estrutura da Clearing.
-
Os custodiantes serão responsáveis por solicitar o depósito, a retirada ou transferência dos TPFs usando as contas de depósito de seus clientes, bem como o depósito ou a retirada de recursos financeiros.
-
Os investidores, por meio de seus custodiantes, devem transferir o saldo de TPF para sua conta de depósito no Selic previamente à realização de operações doadoras de empréstimo ou vendedoras de compromissada.
-
Os recursos financeiros para as compras compromissadas devem ser depositados previamente na Clearing.
-
O Fechamento Direto: Participante (PNP/PL) insere um negócio direto, com as informações do comitente tomador/comprador e do comitente doador/vendedor, ambos sob sua responsabilidade.
-
O Fechamento Doador [Vendedor]: Participante (PNP/PL) tomador/comprador seleciona uma oferta doadora/vendedora. Disponível para Empréstimo e Compromissada.
-
O Fechamento Tomador: Participante (PNP/PL) doador seleciona uma oferta tomadora. Disponível apenas nas agressões de Ofertas Públicas de Empréstimo.
Entre em contato com os nossos gestores e gestoras de relacionamento para suporte sobre produto ou serviço da B3.
Entrar em contato