EDS - Negociação de Estratégias
Em breve, novas estratégias de EDS (Exchange Defined Strategies) estarão disponíveis no PUMA Trading System.
Com elas, tesourarias, gestores de fundos, investidores não residentes, corretoras e distribuidoras ganharão eficiência na realização de estratégias de curva de juros e moedas.
O projeto contempla o lançamento de estratégias de FRA (Forward Rate Agreement) e de Inclinação para os contratos de:
- Futuro de DI (DI1)
- Futuro de Copom de IPCA (DAP)
- FRA de Cupom Cambial (FRC)
Veja, a seguir, como elas funcionam.






Benefícios do produto
Fim da necessidade de negociar as duas pernas da estratégia em livros de ofertas segregados.
Tarifas alinhadas ao P&L (Lucro & Perda) potencial das estratégias, com maior incentivo na negociação, em comparação com a negociação por pernas.
Informações relativas às pernas – preço e quantidade – também serão publicadas no instante em que a estratégia for negociada.
O mercado todo poderá observar exatamente o quanto está sendo negociado em cada tipo de estratégia via market data.
Negociação direta e integrada de estratégias de FRA e Inclinação com incentivo tarifário
-
FRA ou PU (Preço Unitário) Neutro: Combina dois vencimentos do produto, com quantidades calibradas de modo a neutralizar o PU da operação. O objetivo é negociar a taxa FRA entre os 2 vencimentos.
-
Inclinação ou DV01 Neutro: Combina dois vencimentos, porém as quantidades são calibradas de modo a neutralizar o DV01 de cada perna. O objetivo é negociar o diferencial de preço entre os 2 vencimentos.
Assista ao Workshop Técnico do Projeto e saiba mais sobre o funcionamento de cada tipo de estratégia.
A tarifação das EDSs irá considerar o risco de cada uma das estratégias. O cálculo é dado pela diferença dos fatores de risco das pernas da operação multiplicado por um fator de ajuste da estratégia. Uma combinação de FRA de DI F22 com F23, por exemplo, tem um risco diferente de um FRA DI F23 com F27. Por isso, o modelo considerará essa diferença para alinhar o custo ao P&L potencial.
No Workshop Técnico de EDS você também entende melhor como funciona a tarifação de FRC, DAP e DI1.
O Contrato Futuro de DI tem como ativo subjacente a taxa média diária dos Depósitos Interfinanceiros (DI), calculada e divulgada pela B3, compreendida entre a data de negociação, inclusive, e a data de vencimento, exclusive, e é utilizado para proteção e gerenciamento de risco de taxa de juro de ativos/passivos referenciados em DI.
As Operações Estruturadas de Forward Rate Agreement (FRC) combinam, em uma mesma operação, a negociação de dois contratos futuros de Cupom Cambial com início em uma data futura (a termo). Eliminando, assim, o risco de execução em livros de ofertas distintas para cada futuro de Cupom Cambial.
O contrato Futuro de Cupom IPCA (DAP) é uma ferramenta de proteção contra as flutuações da taxa real de juros brasileira. Ela é calculada pela diferença entre a taxa média dos depósitos interfinanceiros de um dia (DI) e a inflação medida pelo Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA).
Detalhes técnicos
- Sistemas impactados: Sinacor, RTC, Market Data
- Funções relacionadas: -
- Roteiro de Certificação: Em definição
- Versão Sinacor: v22.1
- Alterações de Catálogo: -
Entre em contato com os nossos gestores e gestoras de relacionamento para suporte sobre produto ou serviço da B3.
Entrar em contato