Notícia 27/06/2022

Novas estratégias de FRA e Inclinação de DAP

A partir desta segunda-feira (27/6) você conta com novas estratégias de EDS (Exchange Defined Strategies) para negociação de curva de juros. São duas novas estratégias de Futuro de Cupom IPCA (DAP): FRA (PU Neutro) e Inclinação (DV01 Neutro).

 

Esta é a segunda fase da liberação de novas estratégias de EDS da B3, que recentemente fez o lançamento das estratégias FRA e de Inclinação para o contrato de Futuro de DI (DI1).

 

O contrato Futuro de Cupom IPCA (DAP) é uma ferramenta de proteção contra as flutuações da taxa real de juros brasileira. Ela é calculada pela diferença entre a taxa média dos depósitos interfinanceiros de um dia (DI) e a inflação medida pelo Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA).

 

As novas estratégias de negociação trazem benefícios como a negociação por meio de um livro único, tarifação otimizada e maior transparência para o mercado.

 

A estrutura dos códigos de negociação (tickers) é composta por 3 caracteres indicando o produto e outros 6 caracteres indicando o mês e ano de vencimento que compõe cada estratégia.

 

PRODUTO

PU Neutro (FRA)

DV01 Neutro (Inclinação)

Estratégias de DAP

DAF + MAAMAA

DAI + MAAMAA

 

A negociação das novas estratégias tem início em um leilão de pré abertura, com duração de 5 minutos, começando às 8h55. A partir das 9h a negociação segue contínua até 18h.

 

Os novos produtos se encontram disponíveis por meio da plataforma PUMA Trading System. Todas as informações e características técnicas do projeto EDS (Exchange-Defined Strategies) – Negociação de Estratégias podem ser consultadas aqui, na página Clientes B3. Certifique-se de baixar também os arquivos em “Material de apoio” e não hesite em entrar em contato com o seu RM em caso de dúvidas.

 

Outra possibilidade de se aprofundar no assunto, é assistir ao Workshop Técnico do Projeto, onde você poderá ter detalhes tanto para as estratégias de DAP quanto para o Contrato Futuro de DI (DI1) – disponibilizado recentemente – e FRA de Cupom Cambial (FRC), a ser disponibilizado futuramente em uma terceira fase.