Notícia 22/06/2022

BLOK11: novo ETF permite investir em contratos inteligentes

 

Nesta quarta-feira, dia 22, a gestora Investo disponibilizará um novo ETF (Exchange Traded Fund - fundo de índice) na B3 para aqueles que desejam diversificar seus investimentos no universo dos criptoativos.

 

O BLOK11 - Investo Smart Contract é um fundo de índice que replica no Brasil o desempenho do índice MVIS CryptoCompare Smart Contract Leaders Brazil (MVSCBR), um índice projetado para acompanhar a valorização dos maiores e mais líquidos ativos de contratos inteligentes (smart contracts).

 

Os contratos inteligentes são parte fundamental para o bom andamento de negociações no universo das criptomoedas. São protocolos computacionais de natureza digital que firmam acordos entre duas partes anônimas e armazenam essas informações em um livro público. Diferente dos contratos firmados em papel, os contratos inteligentes se auto executam e não podem ser adulterados ou extraviados e nem possuem problemas de interpretação.

 

Com o BLOK11, o investidor ganha uma ferramenta prática para adquirir as principais moedas atreladas a contratos digitais de uma só vez, sem necessidade de sair do ambiente de Bolsa ou correr risco cambial. Nesta cesta de ativos existem algumas moedas digitais famosas no universo cripto, como a Ethereum e a Cardano, que juntas correspondem a mais de 50% da composição atual* do índice.

*Valores extraídos em 1 de junho de 2022.

 

O ETF é administrado pelo Banco BNP Paribas Brasil e o rebalanceamento da carteira é realizado mensalmente.

 

Para investir, basta ter conta em uma corretora ou instituição financeira apta a negociar renda variável junto à B3. Lembrando que cada investidor deve conhecer bem o seu perfil, apetite ao risco e o funcionamento dos produtos do mercado financeiro antes de adquirir qualquer investimento, certificando-se que o produto está alinhado a sua estratégia e seus objetivos financeiros.

 

Aqui na B3 disponibilizamos um curso on-line completo para aprofundamento nesta modalidade do produto, chamado “Como funcionam ETFs de Criptomoedas”. O acesso é gratuito, bastando você realizar o seu cadastro no hub educacional da B3.

 

Caso você ainda não conheça bem o funcionamento de ETFs, clique aqui para ler mais sobre esses produtos.