Notícia 31/05/2022

B3 amplia disponibilidade de Estratégias de Juros

 

 

A B3, a bolsa do Brasil, disponibilizou dois novos tipos de operações estruturadas (estratégias): EDS de DI1 (Juros Nominal) e EDS de DAP (Juros Real).

Com estas novas estratégias o mercado terá quatro novos produtos disponíveis para se negociar estratégias de Curva de Juros de forma eficiente, sem risco de execução, com tarifação diferenciada e transparência.

O Projeto EDS (Exchange Defined Strategies) é uma das várias entregas previstas no Roadmap da B3 para o Mercado de Juros.  

 

As estratégias

São dois tipos diferentes de operações estruturadas. A primeira delas é a DV01 Neutro ou Inclinação, uma estratégia que combina 2 vencimentos do produto com quantidades calibradas de modo a neutralizar o DV01 das legs, ou seja, o objetivo é negociar o diferencial de preços entre elas.

Já a estratégia de PU Neutro ou FRA, também combina 2 vencimentos do Produto. Entretanto, as quantidades são calibradas de modo a neutralizar o PU (preço unitário) das legs, ou seja, o objetivo é negociar a taxa FRA entre as legs.

 

Os novos tickers

A estrutura dos códigos de negociação (tickers) dos novos produtos é similar à estrutura atual das rolagens, com 3 caracteres indicando o produto e outros 6 caracteres indicando o mês e ano de vencimento que compõe cada estratégia.

PRODUTO

DV01 Neutro (Inclinação)

PU Neutro (FRA)

Estratégias de DI1

DII + MAAMAA

DIF + MAAMAA

Estratégias de DAP

DAI + MAAMAA

DAF + MAAMAA

 

Para se aprofundar no assunto, clique aqui e assista ao Workshop Técnico do Projeto, onde você poderá se aprofundar sobre o funcionamento de cada tipo de estratégia.