04/11/2021

Marco de 4 milhões de contas em renda variável


A quantidade de contas abertas por pessoas físicas em instituições financeiras no Brasil atingiu a marca histórica de 4 milhões no mês de outubro de 2021. Este número demostra que os nossos investidores estão cada vez mais interessados pelo mercado financeiro, e estão explorando cada vez mais produtos de renda variável. 

De acordo com o diretor de Relacionamento com Clientes Locais e Pessoa Física da B3, Felipe Paiva, as milhares de contas abertas neste ano refletem que as novas estratégias e plataformas da B3 e seus intermediários, tem se tornado mais atrativas para nossos 3 milhões de investidores (CPFs únicos).  

“Nos últimos meses pudemos observar que muitos participantes de mercado não só adotaram uma comunicação mais pessoal com a pessoa física, como trouxeram inovação aos seus negócios com iniciativas que geram valor aos seus clientes e a sociedade como um todo”, explica. 

Entre as características mais marcantes desses novos investidores, está a diversificação.  Em 2016, 78% das pessoas físicas detinham apenas ações em seus portfólios. Em 2021, esse número caiu para 49%. “Ou seja, cada vez mais, os investidores possuem uma combinação de ações com outros produtos, trazendo para a prática o conceito da diversificação de carteira.”, aponta o diretor da B3. 

No que se diz respeito a idade, os investidores entre 16 e 35 anos representam mais de 44% da base de contas abertas do segmento de pessoas físicas na B3, ainda que o maior valor em custódia esteja concentrado na faixa etária de até 66 anos. “A entrada dos mais jovens é algo muito bom de se observar, demostra que o investidor individual está vendo na bolsa uma forma de diversificar e crescer seu patrimônio”, afirma.   

Entre as iniciativas que acompanham as mudanças do mercado, está a nova área logada do investidor na B3, portal criado para que todos os nossos investidores possam acompanhar seus investimentos de renda variável de forma unificada, segura e de fácil entendimento. 

Outro grande destaque é o lançamento do site www.etf.com.vc, um portal onde o investidor pode encontrar informações unificadas, ferramentas e funcionalidades para expandir o conhecimento sobre ETFs e BDRs de ETF.  

Para acompanhar a participação deste investidor no mercado financeiro, a B3 publicou o relatório sobre o perfil e comportamento do investidor do varejo, com dados atualizados até o terceiro trimestre de 2021. Nesta edição, pela primeira vez, foram divulgados dados de renda fixa e Tesouro Direto. Confira o estudo completo aqui