19/11/2021

Lançamento do Empréstimo de cotas de ETF de Renda Fixa


Para desenvolver o mercado de ETF de Renda Fixa, a B3, bolsa do Brasil, passa a oferecer o serviço de Empréstimo de cotas do ETF de Renda Fixa. A entrada do empréstimo amplia as possibilidades de negociação com o produto, permitindo estratégias de venda, hedge e arbitragem, além de auxiliar os Formadores de Mercado a proverem liquidez. Para os clientes doadores, o empréstimo ainda representa uma remuneração adicional acertada no início do contrato.

Os ETFs de Renda Fixa são fundos negociados em bolsa que buscam refletir as variações e a rentabilidade de índices compostos por ativos de renda fixa, como Títulos Públicos e Títulos Privados, por exemplo. Uma alternativa simples e acessível para facilitar o acesso de qualquer investidor ao mercado de renda fixa. Os ETFs possibilitam o investimento em uma carteira diversificada e a um baixo custo.  

O primeiro ETF de Renda Fixa foi lançado em setembro de 2018. Desde então, este mercado tem expandido e agora conta com 7 ETFs com exposições prefixadas e pós fixadas (de inflação).

A B3 vem complementando o mercado com uma série de inovações e benefícios relacionados aos ETFs de Renda Fixa. Em junho de 2020, eles passaram a ser aceitos como garantia na Clearing, tornando a alocação de recursos mais eficiente, e, agora, serão incluídos no empréstimo.

Para saber mais, confira os ETFs de Renda Fixa disponíveis e acesse nossos materiais técnicos clicando aqui.