11/11/2021

Indicador do Boi Gordo Cepea/B3 agora é IOSCO


Com o intuito de sempre trazer mais segurança e transparência ao mercado, a B3, bolsa do Brasil, em conjunto com o CEPEA, tornou a metodologia do indicador Boi Gordo Cepea/B3 aderente aos princípios da IOSCO (International Organization of Securities Commissions). 

O indicador, utilizado para a liquidação financeira de contratos de boi na B3, recebeu o relatório de asseguração aos princípios da IOSCO em outubro, instituição que reúne reguladores de valores mobiliários em todo o mundo. Entre seus objetivos está o de garantir altos padrões de qualidade e excelência aos processos de levantamento e cálculo dos indicadores. 

A metodologia IOSCO, reconhecida mundialmente, possui 19 princípios que englobam as melhores práticas em Governança, Qualidade do Benchmark, Qualidade da Metodologia e Responsabilidade para que os valores divulgados tenham uma construção ainda mais fidedigna ao mercado físico em questão. 

Esta atualização é resultado da administração e do compromisso de 25 anos da B3 e do CEPEA no desenvolvimento do indicador do Boi Gordo, referência no país. Para saber mais, consulte aqui a página do produto.