15/12/2021

Futuro de Cupom de IPCA (DAP) atinge o marco de 1 milhão de contratos em aberto


O Futuro de Cupom de IPCA (DAP), contrato negociado no ambiente de listado da B3, a bolsa do Brasil, atingiu o marco de 1 milhão de contratos em aberto, equivalente a aproximadamente R$127 bilhões em nacional, crescimento de 58% em relação a 2020.

Negociado em taxa de juro real, ou seja, pela diferença entre a taxa DI e a inflação medida pelo IPCA, o DAP se mostrou muito eficiente para diversas aplicações, principalmente durante a alta volatilidade causada pela pandemia na taxa de juros do Brasil. Dentre as principais estratégias utilizadas em 2021, podemos destacar:

  • Hedge de títulos público e privados
  • Posições direcionais em juros real e inflação
  • Estratégias de curva de juros real

Em 2021, o DAP registrou uma média de 21 mil contratos negociados por dia, equivalente a aproximadamente R$3 bilhões em volume financeiro. Foram mais de 120 instituições negociando mensalmente este ativo, contribuindo para o atingimento do marco de 1 milhão de contratos em aberto na data de hoje.

Atualmente, já foram registradas operações com DAP em todos os vencimentos casados com vencimentos de NTN-Bs até 2045. Restam apenas os vencimentos de 2050 e 2055 para que toda a curva disponível do produto esteja sendo negociada pelo mercado.

Recentemente, a B3 publicou o Programa de Incentivo para Fundos de Pensão, com o intuito de atrair novos clientes para o DAP. As fundações são um segmento de investidor com alto potencial de uso do produto, já que possuem passivos atrelados a juros real.

Para saber mais detalhes sobre o DAP e informações sobre como investir, consulte a página do produto.