04/01/2022

Avanços na educação financeira

Em 2021, a educação financeira ganhou ainda mais relevância no Brasil e a B3 manteve seu posicionamento como uma das líderes no tema.

Encerramos o ano com mais de 167 mil usuários cadastrados em nosso Hub de Educação Financeira. Há menos de dois anos no ar, nossa plataforma educativa registrou mais de 1,5 milhão de acessos. Reinventando o modo da B3 de compartilhar informações e conhecimentos sobre o assunto, o site oferece conteúdos sobre investimentos, finanças pessoais e planejamento.

São vídeos, textos, infográficos e podcasts, produzimos por nós e por empresas parceiras, valorizando a excelência que do que tem sido produzido sobre esses temas no Brasil. Assumimos a função de curadoria, colocando à disposição dos brasileiros e brasileiras informações confiáveis sobre os produtos do mercado financeiro, as instituições e o funcionamento do mercado.

 

Trilhas de conhecimento

Em nosso hub, estão disponíveis materiais com profundidades e níveis de complexidade diferentes, para atender investidores em todas as etapas de suas jornadas, sejam eles iniciantes ou experientes. Não pretendemos atuar no processo decisório do investidor, mas muni-lo de informações suficientes para que possa fazer escolhas de maneira consciente, responsável e sempre levando em consideração seu perfil e objetivos.

 

 Principais números

+167 mil usuários cadastrados 

+1 milhão e 500 mil acessos em 20 meses

72 cursos do básico ao avançado

+400 artigos para se manter informado

32 parceiros (órgãos reguladores, instituições financeiras e especialistas)

 

Portal do ETF

Cada vez mais investidores brasileiros se interessam pelo ETF (fundos de índices), o que levou a B3 a criar um portal exclusivo, ETF.com.vc, para fomentar a educação financeira sobre este produto. Ali, você encontra informações unificadas, ferramentas e funcionalidades que possibilitam conhecer ainda mais sobre ETFs e BDRs de ETF.

 

Incentivo ao desenvolvimento educacional

Além de firmar parceria com renomadas escolas de negócios, mantemos programas de incentivo para corretoras, estimulando com recursos financeiros a criação de ações educacionais para os investidores. Priorizamos os aspectos que queremos desenvolver em produtos e processos e propomos como diretrizes. As empresas têm até um ano para desenvolver o projeto e prestar contas.

Um exemplo são os dez cursos desenvolvidos pela corretora Órama, que estão na nossa plataforma, fruto do edital de incentivo educacional 2020, sobre temas como mercado futuro, minicontratos, análise técnica, entre outros.

Ao longo de 2021, contamos com 31 projetos submetidos e 27 corretoras envolvidas. Alguns cursos produzidos por eles e que já estão à disposição do mercado:

 
  • Masterclass Como escolher Fundos de Ações – Parceria com Luciana Seabra
  • Masterclass Cássia D'Aquino - Educação financeira na infância e adolescência
  • Masterclass Vera Rita Ferreira - Comportamento do Investidor
  • Masterclass Teco Medina - Investimentos além da poupança
  • Curso da TradeMap - Investindo em Small Caps (acesso gratuito a uma liga de investimento para simular o aprendizado das aulas do hub)
  • Curso da BlackRock - Diversificando com ações internacionais
  • Curso da BlackRock e XP - ESG: um novo jeito de investir
  • Curso da Barkus Educacional e Bia Santos - Quero ser um jovem investidor: como começar a investir
  • Curso da Fin4She - Organize suas finanças e comece a investir