16/12/20

B3 lança serviço de pós-negociação para operações de Títulos Públicos Federais

O novo serviço busca automatizar e modernizar os processos de pós-negociação para ativos de renda fixa...

São Paulo, 16 de dezembro de 2020 - A B3 lançou novo serviço de pós-negociação para operações envolvendo títulos públicos federais que sejam negociados na plataforma de negociação eletrônica de renda fixa “Trader”. O novo serviço busca automatizar e modernizar os processos de pós-negociação para ativos de renda fixa, reduzindo intervenções manuais, garantindo mais eficiência operacional para a indústria.

Ativos de Renda Fixa incluindo Títulos Públicos, Debêntures, CRI, CRA e Cotas de Fundos Fechados passarão a contar com o serviço. Porém, nessa primeira fase, foram lançados os fluxos somente para títulos públicos federais. Os serviços de pós negociação incluem alocação, pre matching – processo de casamento de operação entre partes interessadas - e geração automática de comando para registro no SELIC.

O serviço tem como público-alvo corretoras, tesourarias, gestores de recursos e custodiantes que poderão acessar o serviço da B3 via Tela ou Mensageria. Para Guilherme Pimentel, superintendente de Produtos de Renda Fixa, o serviço procura viabilizar o crescimento do mercado de Renda Fixa, uma vez que o processo se assemelha à experiência de pós negociação que a B3 já oferece para o mercado de listados (ações e derivativos).

“O serviço gera muitos ganhos operacionais para nossos clientes, com a oferta de interfaces similares para os mercados listados e de balcão, tornando eletrônicos processos antes manuais”, aponta Pimentel.

O novo serviço também oferece a possibilidade de integração, via mensageria, dos sistemas internos de cada instituição e acompanhamento em tempo real dos processos de pós-negociação. “Esse é mais um passo que demonstra avanço na frente de renda fixa da B3, gerando valor e eficiência operacional a todo o mercado, modernizando processos e diminuindo erros operacionais”.

Para mais informações, entre em contato com seu RM.